Existem quatro tipos principais de Diabetes: Pré-diabetes, Diabetes tipo 1, Diabetes tipo 2 e a Diabetes Gestacional.10 dicas para controlar o diabetes
- Conheça a sua condição.
- Mantenha uma alimentação saudável.
- Controle as porções.
- Monitore a sua taxa de glicose.
- Pratique atividades físicas com regularidade.
- Mantenha um peso saudável.
- Esteja atento à administração dos medicamentos.
- Evite o estresse.
Os sintomas mais recorres do diabetes são:
- cansaço e falta de energia;
- fome frequente;
- perda de peso;
- visão embaçada;
- infecções frequentes;
- dificuldade de cicatrização;
- mau hálito;
- vontade de urinar com frequência.
O que é bom para quem tem diabetesExistem alguns alimentos que ajudam no controle da glicose no sangue, veja quais são: Abacate, uma das frutas mais indicadas pelo seu baixo teor de açúcar; Peixes ricos em ômega 3 como truta, salmão, atum, linguado e cavalinha; Alho, que ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue.
Qual é o tipo de diabetes que tem que tomar insulina
Os pacientes que apresentam diabetes do Tipo 1 precisam de injeções diárias de insulina para manterem a glicose no sangue em valores considerados normais. Para essa medição, é aconselhável ter em casa um aparelho, chamado glicosímetro, que será capaz de medir a concentração exata de glicose no sangue.O diabetes tipo 2 (DM2) caracteriza-se por uma combinação de mau funcionamento da insulina e uma deficiência na produção deste hormônio pelo organismo. É mais comum em pessoas com mais de 40 anos, acima do peso, sedentárias, sem hábitos saudáveis de alimentação.
Qual é a fruta que faz baixar a glicose
Maçã
Maçã Essa fruta versátil contém uma combinação única de fibras solúveis e insolúveis, que ajudam a retardar a absorção de açúcares no intestino, evitando picos de glicose no sangue.
As frutas mais adequadas para diabéticos são aquelas com baixo índice glicêmico e alto teor de fibras, como:
- Maçã;
- Pera;
- Cereja;
- Pêssego;
- Morango;
- Laranja;
- Toranja (grapefruit);
- Mirtilo (blueberry);
Qual o nível de diabetes que é perigoso
Se você tem diabetes, o nível ideal de glicemia é em torno de 130 miligramas por decilitro (mg/dl), podendo variar de acordo com a pessoa e a fase do tratamento. Após as refeições, esses valores aumentam, e valores superiores a 180 mg /dl mantidos por mais de 2 horas passam a serem sinais de alerta.A sugestão é consumir alimentos de absorção lenta. O iogurte, que contém um pouco de carboidrato, convertendo-se em glicose no sangue, combinado com aveia, uma fonte de fibra de liberação lenta, é uma escolha ideal. O ovo também se destaca como alimento eficaz nesse sentido, sendo rico em proteínas.(BRASIL, 2020). Ela é uma doença resistente que possui uma alta taxa de mortalidade. Sendo a tipo 2 a mais perigosa, na qual está em cerca de 90% da população brasileira, já a diabete tipo 1 é a menos predominante estando somente em 8% da população.
Quando analisamos pela óptica da medicina, na realidade, o diabetes não tem cura. O que pode acontecer é que a pessoa passe a apresentar, durante ou depois de um tratamento, níveis controlados de açúcar no seu sangue, que podem até serem níveis normais.
Qual o alimento que tira o açúcar do sangueO feijão, de baixo índice glicêmico, libera seus carboidratos de forma gradual, minimizando picos de açúcar no sangue. Estudos mostram que incluir uma xícara diária de feijão na dieta, como parte de uma abordagem de baixo índice glicêmico, reduz a hemoglobina glicada em meio ponto percentual em três meses.
Quais alimentos que tira o açúcar do sangueFRUTAS QUE ARRANCAM O AÇÚCAR DO SANGUE
- Maçãs: Maçãs são ricas em fibras solúveis, que podem retardar a absorção de açúcar no sangue e ajudar a manter os níveis de glicose estáveis ao longo do dia.
- Mirtilos:
- Abacates:
- Cerejas:
- Pêssegos:
- Kiwis:
Qual é a pior diabetes tipo 1 e tipo 2
“Não podemos considerar apenas um tipo mais grave. Apesar do tipo 1 parecer mais delicado, por conta do tratamento contínuo e da reposição de hormônio, os pacientes do tipo 2 também necessitam administrar medicamentos e cuidados com a dieta”, comenta o nefrologista e Diretor Clínico da Pró-Rim, Dr.
Assim como o tipo 1, o diabetes tipo 2 é caracterizado pelo excesso crônico de açúcar no sangue, o que desencadeia uma série de complicações, de infarto a perda de visão.A diferença do diabetes tipo 1 para o diabetes tipo 2 está no fato de que, no primeiro caso, ocorre redução ou falta de produção de insulina; já no segundo, o organismo desenvolve uma resistência à ação desse hormônio. O diabetes mellitus é uma doença que se caracteriza pelo aumento dos níveis de glicose no sangue.Maçã
Maçã Essa fruta versátil contém uma combinação única de fibras solúveis e insolúveis, que ajudam a retardar a absorção de açúcares no intestino, evitando picos de glicose no sangue.